10 sinais de que você não entende de futebol
Danilo Pilan
Desculpem, mas eu estou certo em todos os dez tópicos abaixo e é isso aí.
10. Clubismo em debates sérios
Quando a gente tá falando de futebol entre amigos, sempre rolam uns exageros, uma avacalhação, e isso faz parte. Mas em um debate mais sério, esqueça que você é são-paulino e permita-se criticar o Rogério Ceni quando ele merecer, por exemplo. Agora, se você realmente acha que o mundo gira em torno do seu clube, tem algo de muito errado na sua percepção de futebol.
9. Culpar juiz por derrota
Juiz erra, e muito. Mas, salvo raras exceções, esse não é o principal fator pra uma vitória ou derrota. Time bom de verdade ganha jogo APESAR dos erros de arbitragem, que é ruim pra todo mundo. “Ah, mas é pior pro meu time , que é perseguido”. Balela. Se seu time for PICA de verdade, se estiver jogando bem, jogando redondo, vai passar por cima de qualquer (suposto) obstáculo.
8. Culpar imprensa por má fase
Culpar imprensa por má fase de clube é de uma infantilidade indescritível. Assim como juiz, jornalista não entra em campo e nem treina time. O papel dele é noticiar. Há equívocos e exageros? Sim, há. Existe má fé? Quero acreditar que não, mas aprendi com a vida a sempre duvidar de seres humanos. Mas uma coisa é certa: se seu quarto está uma zona, a culpa não é da sua mãe.
7. Não ter opinião própria
Se você não é capaz de assistir a um jogo com a TV no mudo e fazer uma análise depois, parabéns: você não manja nada de bola. Se basear só no que o comentarista da TV diz é até feio. Veja os jogos com os seus olhos, não com os dos outros.
6. Banalizar a palavra “craque”
“Bale é craque”. “Hazard é craque”. Se você já falou bobagens como essas, reveja seus conceitos. Esses aí são, no máximo, bons jogadores. Craque é o cara que é muito, mas muito acima da média. É um tipo de jogador raro. É Messi. É Neymar. Foi Zizou. Foi Ronaldo. Vamos nivelar por cima, por favor.
Siga! https://twitter.com/listagram10
Curta! https://www.facebook.com/listagram10
Inst@ https://instagram.com/listagram10/
5. Ser corneta crônico
Tem que saber quando e como criticar. E fazer isso O TEMPO TODO, até quando o time está bem, não faz parte disso. Se um clube é líder de um campeonato há 800 rodadas, com 9878 gols, jogando o fino da bola e você ainda assim arranja motivo pra cornetar, tem alguma coisa estranha. Com você, não com o time.
4. Apoiar cegamente
Também tem o outro lado: o cara que apoia e elogia um time ou jogador cegamente, mesmo a vaca já estando com as quatro patas e as pontinhas das tetas no brejo. Exemplo: Valdívia contra o Asa de Arapiraca arriscou um ou dois passes apenas e passou o jogo todo TROTANDO do lado dos marcadores. Aí nego vem e diz que ele JOGOU MUITO e FOI O MELHOR EM CAMPO. Deus. Do. Ceu.
3. Imediatismo
É aquilo, na sequência de vitórias tá tudo lindo, pintou o campeão, pode entregar a taça. Duas derrotas e um empate depois… Nada presta, todo mundo é horrível, diretoria é incompetente, tem que mandar X ou Y embora. Quem é sensato sabe que é preciso ter calma. Às vezes uma mexida aqui, outra ali, e o problema está resolvido. Outra vezes é preciso mudanças mais radicais mesmo. Mas as coisas precisam ser feitas com inteligência e não na base do QUARTA-DOMINGO-QUARTA-DOMINGO, como diz o Muricy.
2. Falar de tática sem estudar
É engraçado como as pessoas falam de esquemas táticos de futebol com propriedade. Até parece que temos milhares de técnicos prontos pra assumir a seleção espalhados pelo Brasil. Mas a verdade é que 90% delas se baseiam unicamente no que viram no videogame pra discutir o assunto. E não tem nada de errado nisso. O feio é pagar de MANJADOR ABSOLUTO com um conhecimento tão raso.
1. Avaliar jogador que não conhece
O mesmo “pecado” é cometido na avaliação de jogadores. Um exemplo recente: o zagueiro Leandro Almeida, do Coritiba (por quem, já adianto, não tenho elogios nem críticas) vinha sendo especulado no Palmeiras. Vi por aí MANJADORES ABSOLUTOS descendo a lenha no cara, falando que ele é fraco e tudo o mais. Mas a real é que a maioria esmagadora desses caras simplesmente nunca prestou atenção no futebol do atleta. E nesses casos o melhor a fazer é ficar de bico calado.
Estamos no YouTube e VAI ROLAR vídeo novo logo menos!