10 coisas que você deve fazer ao viajar para o Chile
Felipe Noronha
Eu sei que terça-feira é dia de vídeo e que isso tem sido mentira há 3 semanas. Na primeira foi por vagabundagem, não posso negar, mas na última é porque eu estava viajando – também conhecido como ''já que estou desperdiçando minha vida, pelo menos será fazendo algo que eu goste antes de entrar em falência total''. Assim, só podemos voltar a gravar nesta semana, e na próxima terça estão de volta nossas caras feias na telinha (prometo, acho, juro).
Maaaas, se estava viajando, é meio que obrigação fazer lista sobre algo de onde estive, porque nosso negócio é ser original. Então, não farei lista com ''10 pontos turísticos'' ou algo do gênero. Farei sobre coisas que realmente são criadas para aproveitarmos a vida. A vida chilena, no caso. Muito PISCO a todos nós!
10. Gritar CHI CHI CHI LE LE LE VIVA CHILE
Porque sim. Porque gritar isso é demais e gritar na casa deles é melhor ainda.
9. Estádio do Colo Colo
São dois grandes estádios em Santiago – dos dois maiores times do país. Quer dizer, o Nacional não é o estádio da Universidad de Chile, mas é lá que jogam então tá beleza. Mas o problema é que a visitação lá inexiste. Então, o jeito é visitar o estádio Monumental, do rival Colo Colo. É bem bonito, cabem 40 mil pessoas, mas o museu é bem pequeno e o guia, apesar de simpático e de bom papo, fica acelerando o passeio. Vale porque você entra no campo (a foto abaixo é a visão do banco de reservas do time da casa.
8. Chorrillana
A chorrillana é um prato típico do Chile, e é gordice pura – portanto, OBRIGAÇÃO comer. É carne ou frango aos montes sobre batata frita aos montes como ovo frito por cima de tudo NÃO TEM COMO SER RUIM. E não é: mesmo quando está muito apimentado, é tão bom que você nem liga (se gosta de pimenta, só toma cuidado, eles colocam a AHÍ em potes iguais aos de catchup, é fácil colocar o errado).
7. Ensinar a cultura do funk, do axé e das BRASILIDADES
Estivemos em Viña del Mar e jamais esquecerei que quem nos recebeu lá queria MUITO saber da cultura do funk e do axé, além de pedir, durante os churrascos, que tocássemos, abre aspas, ''UM TAPIÑA NAO DÓI''. acho que poucas vezes na vida fui mais feliz do que ao ouvir isso e ao ter que explicar o que é uma NOVIÑA. Desculpa.
6. Churrasco
A especialidade chilena, além da chorrillana, é o pescado – ótimos peixes por lá. Mas eles manjam do churrasco também. Junta a molecada por lá e peçam pra chilenada comprar tudo – acertam com o CHORIPÁN, LOMO e outras espetaculares. Além, é claro, das bebidas que acompanham. Mas disso a gente fala logo menos.
Siga! https://twitter.com/listagram10
Curta! https://www.facebook.com/listagram10
Inst@ https://instagram.com/listagram10/
5. Casa de tortura
Tem local cultural que é OBRIGAÇÃO mesmo quando o rolé é de festa. Uma casa de tortura no Chile é um desses. Você vai se sentir mal lá dentro, é uma VIBE muito negativa, sério – e olha que nem acredito nessas coisas. Mas o bom é aprender sobre a ditadura chilena: pare e converse com alguém do pessoal que cuida das casas. Banho de cultura – e sim, eles sabem que tem brasileiro maluco pedindo intervenção militar por aqui. Eles ficam revoltados, com toda razão.
4. Cristal e Escudo
Cristal e Escudo são as cervejas mais tradicionais do Chile. E são boas, muito boas. Sentar no bar e trocar ideia sobre VALDIVIA (sério, pelo amor de deus, eles AMAM O VALDAS, muito mais do que qualquer palmeirense, é inacreditável) bebendo uma delas é rolé obrigatório. No churrasco, então, tem que ter.
3. Museu dos Direitos Humanos
O Museo de La Memoria y Los Derechos Humanos é uma aula para qualquer problemático que ache que intervenção militar é solução para qualquer coisa.
Cada passo lá dentro é um murro na cara. Bem na entrada, há imagens retratando ditaduras por todo o mundo e informando sobre as comissões da verdade que funcionaram – ou não – por aí. Depois, show de imagens e depoimentos fortíssimos sobre tortura e toda a sanguinolência causada por Pinochet e seus companheiros.
Mas os vídeos é que marcam. Há uma espetacular seleção de cenas do dia 11 de setembro de 1973, dia do golpe de Estado sobre Salvador Allende. Depoimentos de Pinochet e a cobertura jornalística. Enfim, visitem e fiquem assustados com tudo que verão. Banho de realidade. Sempre bom.
2. Reggaeton
HAY QUE SE BAILAR REGGAETON EN CHILE tipo sério, é divertidíssimo curtir o rolé ao som do reggaeton, vídeo da chilenada. O mais legal? É CHEIO DE B@L@D@ de graça, que você entra e só pago o que consumir dentro. Ou seja: entrou, curtiu o reggaeton e nem consumiu? DE GRAÇA. BAILAMOS pra caramba lá graças às CHICAS que nos receberam e só posso dizer que sim, pisou no Chile tem que ir pra um bar REGGAETONIANO.
1. Pisco
Cerveja chilena? Ótima. Mas quer ficar DAQUELE JEITO? PISCO.
PISCO é complicado porque é docinho, tu nem sente descer e, quando vê, está BAILANDO REGGAETON como se o mundo fosse acabar amanhã.
Coloca um refri pra dar aquela misturada e seja feliz. PISCO. NOSSA VIDA, NOSSA HISTÓRIA, NOSSO AMOR.
Estamos no YouTube e VAI ROLAR vídeo novo logo menos!