Listagram

10 provas de que até em Estadual final é mais bacana

Felipe Noronha

A chamada Geração Playstation já chegou a afirmar que um joguinho de Liga dos Campeões pode valer mais que Copa do Mundo. Que FINAL DE COPA DO MUNDO. A Geração Playstation não sabe de nada. Clássico é clássico, mas FINAL É FINAL. De Copa do Mundo a Estadual, é o jogo mais legal que existe.

7

10. Reunião com amigos

Aquela reunião com os amigos para ver um futebol pode até acontecer na trigésima rodada do Brasileiro, mas a gente sabe que o papo só vai ser bom e as polêmica só surgirão quando for em final. O problema é se essa reunião for no estádio: sempre tem aquele amigo do grupo que não vai em nenhum jogo e, na final, tira ingresso de quem vai sempre. Errado.

9. Todo mundo vai ver

E daí que é final de Estadual? Todo mundo, pelo menos do próprio Estado, verá o jogo. Polêmicas serão ainda mais polêmicas, erros serão ainda mais criticados, você terá mais gente para conversar sobre bola. Problema: quem não entende também acabará vendo, mesmo que seja naquela reunião pós-almoço de domingo, e você se estressará com a tia que não entende bulhufas de futebol perguntando se o camisa 10 do seu time, que o comandou até a final quase sozinho, é BOM MESMO.

6

8. Expectativa rara

Aquela semana que antecipa a final, seja de Estadual, seja de torneio escolar, é sempre diferente. É raro esse sentimento aflorado de vontade de ver o jogo.  É bom aproveitar o momento, e infeliz é quem diminui isso falando que nada vale.

11

7. Jogadores motivados

Muitos duvidam da motivação de um jogador da atualidade, dizendo que, já que o amor à camisa não mais existe, eles jogam só pelo dinheiro. Mas qualquer um sabe que uma final, uma possibilidade  de título, faz com que a vontade seja maior. Ninguém gosta de perder decisão. É (quase) certeza que os atletas jogarão mais do que o normal (ou tentarão) para não saírem derrotados. O sentimento de vitória é muito bom nessas horas. Quem jogou qualquer final de interclasses sabe disso.

999

6. A comemoração não é só por gol

Exemplo fácil: o santista comemorou tanto quanto um gol o pênalti perdido pelo Palmeiras na partida de ida da final do Paulista-15. O time perdeu, mas o gol para a torcida foi aquele, a comemoração foi idêntica a um tento. Final proporciona isso: qualquer lance pode significar o título, são os detalhes que dão a emoção.

66

Siga! https://twitter.com/listagram10

Curta! https://www.facebook.com/listagram10

Inst@ https://instagram.com/listagram10/

5. Emoção de saber que ali acaba tudo

Você assistir a um jogo sabendo que ali acaba tudo, que a decepção ou glória vem ao apito final, é das coisas que nais dão adrenalina ao fã de esporte. Não tem escapatória em pouco mais de 90 minutos ou você comemorará loucamente, ou entrará numa depressão repentina.

55

4. Título é bom contra quem for 

Dizem que o Estadual perde força/importância quando a final envolve um grande contra um pequeno. Para com isso. Final, título é bom contra quem for. Ganhar da Caldense/Ituano/Vitória da Conquista em decisão diminui o valor da taça? Claro que não. O problema é dos outros grandes que não foram capazes de chegar até a final.

10

3. Chance de clássico valendo muito

Clássicos são sempre bons, mas os que marcam são aqueles na vigésima oitava rodada de pontos corridos ou uma decisão? Não preciso nem me alongar, não?

77

2. Emoção de ir como visitante

Já escrevi aqui sobre todas as dificuldades de ir como visitante a um jogo no Brasil, mas em final os riscos até valem. É muito bom você cantar e tentar calar entre 2 mil pessoas as 40 mil que apoiam o rival. É muito bom ficar num cantinho tentando o milagre contra todo mundo a sua volta. É um sentimento diferente de estar em meio aos seus. Dizem que fazer algo arriscado aumenta o prazer depois. Encaixa até no futebol…

888

1. Tem troféu no final do jogo

Troféu. Quem não quer ver seu time carregando um? Simples assim.

111

O melhor canal do Youtube? O nosso!