Listagram

10 músicas de Claudinho e Buchecha melhores que qualquer uma da nova MPB

Felipe Noronha

Eles voltaram: mais uma lista produzida pelo TESTES DE MACHO, que não precisa de apresentações e é PARÇA nosso desde o blog antigo.

Claudinho & Buchecha levou o funk melody carioca a um novo patamar, levando para as massas um estilo que até então hibernava e ao mesmo tempo revisitava o passado e apresentava uma jovial atitude de inconformidade. Eles foram o Nirvana do funk, tanto por terem tornado algo underground em cultura de massa quanto por mostrarem para o Brasil o que o país teimava em esconder. A nova MPB, tão cheia de si, nunca nem chegou perto disso. E aqui vão dez músicas que farão você saber por que MC Claudinho e MC Buchecha são muito mais importantes que Karina Buhr, Tulipa Ruiz, Marcelo Camelo e Cícero (nota do Listagram: CÍCERO QUEM?).

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

10. Conquista

Essa música tem todo um frescor NOVIDADEIRO e alegra e aquece o coração de qualquer cidadão com o mínimo de retidão moral.

Versos marcantes: “E mesmo ao passar do tempo
Hei de ver
Você junto a mim
Nada se compara
A esse prazer
Arder, enfim
Vou gozar, delirar
Se com você, sonhar
Conquistar, esse amor
Que não se acabará”

Coisa linda. Fruto de uma geração que ainda não se privava dos prazeres só pra ser indie e bem menos aborrecida que a atual que se acha o máximo por fazer show pra cinco gatos pingados nos SESC's da vida. Porra, SESC é pra praticar esporte, como a dupla faz no clipe deste baita som.

9. Berreco

Uma das músicas mais destacadas no quesito zoera. Mas não a zoera 4chan ou a zoera de memes pragmática da internet. Era uma zoera do tempo em que tu só entrava na rede mundial de computadores no sábado a partir das 14 horas ou na LAN house, TV a cabo era coisa de classe média alta, e tinha que realizar a saudável prática do escrutínio social recreativo nas ruas.

Versos Marcantes: ''Berreco não durma no ponto
Vai lá ver se ela está na caxanga
Você está se passando por tonto
Humilhado na mão dessa baranga''

8. Fico Assim Sem Você

Eles não só falavam de prazer urgente mas também sabiam ser lúdicos como poucos ao falar de amor. “Fico Assim Sem Você” emula uma fusão entre a simplicidade bucólica dos primórdios da Jovem Guarda e o funk melody.

Versos marcantes: “Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola
Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim, sem você”

Anos depois a cantora Adriana Calcanhotto regravou a canção para seu álbum “Adriana Partimpim”, redimindo um pouco a MPB que nunca havia reverenciado a obra da maior dupla brasileira.

*Apesar de pura felicidade, esta música soa triste no verso “Buchecha sem Claudinho” =/

7. Quero Te Encontrar

Primeiro single do segundo disco, “Quero Te Encontrar” foi o mais perfeito encontro entre gangsta rap e Erasmo Carlos, mas a crítica nacional nunca reparou nisso, muito mais preocupada em falar sobre bandas que apareciam no Jornal Hoje e que tinham bastante brasilidade e algum instrumento de sopro ou percussão bastante diferente mas que as pessoas sensatas só consideravam escrotão mesmo. Não tem coisa mais brasileira que as vocalizações (CLOW CLOW e TCHURURUCUTACODURO) dessa sonzera.

Versos marcantes: “É muita ousadia ter que percorrer
O país inteiro pra achar você
Mas tudo o que faço tem um bom motivo
Linda, eu te amo, vem ficar comigo
Estou alucinado com o seu olhar
Vou aonde for até te encontrar
Eu te amo demais, você é minha paz
Faz amor gostoso, de novo comigo, faz, faz”

Anos depois esta pérola do pop nacional ganhou uma versão acústica do QI de Abelha, que passou longe, muito longe, de ter o charme e a ousadia da original.

6. Coisa de Cinema

Claudinho & Buchecha não era só funk. Várias referências podem ser encontradas ao longo da obra da dupla, como este saboroso flerte com o rock, mostrando influência direta de The Police e teclados a lá New Order fase Republic.

Versos Marcantes: “Hoje tudo tem que ser legal
E o super-homem que se dane
Vai virar noticia de jornal
Hoje que o Tarzan casa com a Jane”

Siga! https://twitter.com/listagram10

Curta! https://www.facebook.com/listagram10

Inst@ https://instagram.com/listagram10/

5. Tempos Modernos

Que o Lulu Santos é chato todo mundo sabe, mas foi um dos poucos a reconhecer a contribuição dos MC's para a música brasileira. A regravação desse clássico oitentista do pop/rock nacional revitaliza uma música que soa datada e a apresenta para as novas gerações.

Versos Marcantes: “Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos DIVERTIR”

4. Xereta

Nesta verdadeira obra-prima, a dupla nos entrega uma melodia cativante e ensolarada, soando como uma trombada de puro remelexo entre Al Green e Beto Barbosa

Versos Marcantes: ''Vou fazer você dançar, sua xereta
Vou fazer você zoar, esse planeta
Vou fazer você molhar a camiseta
No vem e vai, porque daqui você não sai''

3 “Só Love”

Outro grande sucesso da dupla mais simpática que esse país já teve. É botar isso no som do carro e sair de boa com a vida, buscando o prazer mas sem hedonismo pelo hedonismo.

“Quero, de novo com você
Me atracar com gosto
Corpo, alma e coração
Venero, demais o meu prazer
Controlo o calendário
Sem utilizar as mãos… “

Caro leitor, mostre uma música da Tulipa Ruiz que tenha a profundidade desta linda estrofe. Que foi? Tá procurando? Não achou? É, a gente já tava esperando por isso mesmo.

2. Enquanto Eu Viver

Já “Enquanto Eu Viver” expõe mais uma vez a diversidade da dupla, mostrando um lado intimista até então inédito no som dos funkeiros. Claudinho assume o violão como um menestrel da paixão enquanto Buchecha nos oferece uma comovente interpretação. Vê se Cícero ou Lulina já compuseram algo com a VERVE desta pepita do pop nacional.

Versos marcantes: “E ao me arrepender, ê ê ê… depois de tanto chorar,
A a a… Me liguei que você é o meu próprio ser
Lenitivo, o meu cantar.
Se a vida não se acabou,
Ainda resta uma chance pro amor,
Dê essa chance pro amor, tchururururu. “

Poucos artistas se arriscaram tanto ao se desprenderem do passado e buscarem de forma existencialista seu próprio ser lenitivo quanto os garotos de Niterói.

1. Nosso Sonho

Essa música não fez tanto sucesso fora do gueto quanto “Conquista” ou “Quero Te Encontrar” mas como acontece com toda boa música foi ganhando espaço com o tempo e hoje é uma das mais lembradas pelo fãs dos músicos. Uma verdadeira epopeia romântica, merece fortemente o epíteto de “Stairway to Heaven” do funk progressivo carioca.

Versos Marcantes: TODA A LETRA. É sério.

“Tumultuado o palco quase caiu.
Eu desditoso e você se distraiu
Quando estendi as mãos pra poder te segurar.
Já arranhado e toda hora vinha uma.
A impressão que o palco era de espuma.
Você tentou chegar, não deu pra me tocar.”

E depois ainda temos um rap no final citando vários bairros do Rio de Janeiro. E nada de barquinho, Ipanema e Copacabana. A Bossa Nova foi para o limbo da história depois dessa música.

Leia também: 10 atitudes de um letra E no Testes de Macho