Listagram

10 brasileiros reis do Pan

Felipe Noronha

Os Jogos Pan-Americanos começaram oficialmente nesta sexta e, lembrando a primeira lista que fez sucesso na nossa história, lá em 2012, começaremos nossa ''cobertura'' homenageando atletas que nós respeitamos e muito, claro, mas que se tornaram ''reis do Pan'', sem conseguir aquele passo para a maior glória, as Olimpíadas. São caras que foram sempre gênios na competição continental mas que, por algum motivo esportivo ou não, infelizmente não conseguiram seu ápice na carreira nos Jogos Olímpicos. Uma pena, claro.

10. Marcel Stürmer

Como dito, às vezes o cara não dá certo nas Olimpíadas por motivos além dos esportivos. No caso do Marcel, ouro na patinação artística nos últimos três Pans, é isso: o esporte dele não é olímpico, aí fica difícil. Se fosse, seria candidato a medalha: foi prata duas vezes em Mundiais e foi ouro nos Jogos Mundiais, uma Olimpíada alternativa com esportes excluídos da principal competição mundial.

marcel-sturmer-disputa-patinacao-artistica-dos-jogos-pan-americanos-de-guadalajara-231011-1319412345183_615x300

9. Joanna Maranhão

Curto muito a Joanna pela história de vida dela e por sua postura fantástica em dizer que não competirá por brasileiros que são a favor da redução da maioridade penal no Pan. Genial. Quase geniais são suas campanhas nos Pans: duas pratas e três bronzes, competindo desde 2003. Nada geniais, infelizmente, são suas campanhas olímpicas: até conseguiu um 5° lugar em 2004, mas parou aí.

J

J

8. Fabiana Murer

Fabiana Murer tem um ouro em Pan, no Rio, e uma prata, em 2011. Nas Olimpíadas porém, sabemos: em uma as varas sumiram, na outra ventou muito…

download

7. Felipe França

Felipe França é um gênio nos 50m peito, campeão mundial. No Pan, tem dois ouros. Mas há um probleminha: os 50m peito não são olímpicos. Então Felipe França, apesar do ouro nos 100m peito em Pan, não conseguiu repetir o feito no principal palco.

SE

SE LIGUEM NESSE GIF

SE LIGUEM NESSE GIF

6. Nado Sincronizado

O Brasil já conseguiu oito medalhas no nado sincronizado em Pans, todas de bronze. Em Olimpíadas, bem, não consegue chegar às finais, ou nem pegar vaga.

spain-synchronized-swimming-o

Siga! https://twitter.com/listagram10

Curta! https://www.facebook.com/listagram10

Inst@ https://instagram.com/listagram10/

5. Jadel Gregório

Prata no Pan em 2003, ouro em 2007, Jadel chegou como fortíssimo nome para as Olimpíadas aos anos seguintes dos dois citados. Em 2004, tinha a melhor marca do ano no salto triplo: ficou em 5°. Em 2008, ficou em 6°.

atletismo-jogos-olimpicos-jadel

4. Ginástica Rítmica

O Brasil tem 10 ouros, duas pratas e seis bronzes em Pans. Zero em Olimpíadas.

anigif_enhanced-buzz-20517-1344521582-11

3. Kaio Márcio

O especialista no nado borboleta Kaio Márcio tem três ouros, três pratas e dois bronzes em Pans. Ganhou um ouro em Mundial. Nunca passou de um 7° lugar em final olímpica.

200

2. Diego Hypólito

Dono de CINCO ouros em Pans, Diego era o favorito a mesma medalha em 2008, Pequim, quando ninguém tinha uma série de solo melhor que a dele. Caiu, ficou em sexto. Vocês conhecem a história.

A é, ele caiu de novo em 2012 (Reprodução/TV Record)

A é, ele caiu de novo em 2012 (Reprodução/TV Record)

1. Hugo Hoyama

Hugo Hoyama é o maior mesa-tenista da história do Brasil? Provavelmente. Era o maior medalhista de Pan até Thiago Pereira (que não entra na lista porque é prata olímpico) ultrapassá-lo na última edição? Sim. Tem DEZ OUROS em Pans? Tem. Sempre foi mal em Olimpíadas? Sim. Sempre.

Mas ele foi citado em The Office, top 2 de séries de comédia em todos os tempos. Então a gente perdoa. Isso é muito mais legal que uma medalha olímpica. Muito.

O vídeo tá bloqueado para incorporação, mas vale clicar. O momento genial está em 2:30.

stero-hoyama