10 verdades sobre assistir a jogos em arenas modernas
Danilo Pilan
Arena modernosa é bom pro futebol? É. É ruim? Também é. Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens. Nessse caso, as vantagens são mais óbvias, mas o lado “ruim” também precisa ser dito.
10. Infraestrutura digna de aplausos
Acesso ao estádio, cadeiras, telões, iluminação… Tudo bonitão. Até os banheiros são decentes, dá até pra fazer um número 2 sem passar sufoco.
9. Estádio inteiro cantando vai ser cada vez mais raro
Os estádios estão maiores e os setores estão mais separados. Então, quem está longe da festa promovida pelas organizadas não se contagia com a cantoria, e o barulho fica concentrado em um setor só. É mais fácil acompanhar alguém que está cantando do meu lado do que acompanhar um grupo que está cantando lá embaixo, em um setor distante do meu.
8. Ver jogo sentado virou uma realidade
Se antes ver jogo sentado era exceção, agora virou regra. O único lugar onde é possível assistir jogo de pé, como manda o figurino, é no setor comanado pela torcida organizada. De resto, se ficar de pé vai ouvir alguém gritar “SEEEEEEENTAAAAA”.
7. Torcedor não toma chuva
Os caras que surgem de não sei onde vendendo capa de chuva quando tá armando temporal não devem ter ficado muito satisfeitos com isso. Mas os torcedores agradecem.
6. Mais receita para os clubes
Preços mais altos + torcida abraçando a causa = renda maior. As notícias falam por si só. Palmeiras sozinho arrecadando mais que o Campeonato Carioca todo, por exemplo, é sinal de que isso de arena modernosa dá certo pras finanças dos clubes, e muito.
Siga! https://twitter.com/listagram10
Curta! https://www.facebook.com/listagram10
Inst@ https://instagram.com/listagram10/
5. Não dá pra ir sempre
Conta rápida: 80 reais o ingresso mais barato (se o setor não estiver esgotado) + 20 conto da rodada de cerveja pré-jogo (obrigatória). Com isso, a ida mais básica a um estádio de futebol hoje em dia custa, no mínimo, 100 reais. Se você for de carro e estiver com fome, a conta sai ainda mais cara. Em um mês com quatro jogos em casa, dá 400 reais para ir em todos. Ou seja: pra maioria dos torcedores NÃO DÁ pra ir em todos os jogos.
4. Setores centrais estarão sempre vazios
Os setores “nobres” do estádio, ali na beirada do campo, estão saindo por 350 reais. TREZENTOS E CINQUENTA REAIS. Com esse preço, é óbvio que vai ter um monte de espaço vazio por ali. Essas cadeiras só vão lotar em jogos decisivos, porque aí nego fica sem comer a semana inteira pra assistir.
3. Ingresso a dez reais nunca mais
Não adianta pedir jogo a dez reais como antigamente. Fazer um evento em um estádio desse porte custa mais caro, então o valor do ingresso precisa mesmo ser maior. Ainda assim, acho que dava pra reduzir um pouco – 80 reais pra ver Palmeiras x Capivariano pelo Campeonato Paulista, por exemplo, é um abuso em qualquer circunstância, em qualquer mundo, em qualquer realidade.
2. Sem ser sócio torcedor você não entra
Se ainda não é totalmente assim, pelo menos a tendência é essa. Pra começar, sócio torcedor tem desconto no ingresso. Se você não aderir, vai gastar mais dinheiro se quiser ir ao estádio com frequência e, como sabemos, NÃO TÁ FÁCIL PRA NINGUÉM. Mas o principal é que os ST’s têm a vantagem da compra antecipada. Então, pra conseguir ingresso sem esse privilégio, você vai ter que dar muita sorte. Em jogo decisivo então, nem em sonho.
1. Comidas ~gourmets~ não ganham das barracas de fora do estádio
Sorvete de 700 reais? Hot Dog de 900? NADA NUNCA VAI SUPERAR O PERNILZÃO COM CERVEJA DO LADO DE FORA!