menu

UOL Esporte

10 expressões bizarras que as pessoas usam, mas não deveriam

Danilo Pilan

Mais um post LISTAGRAM RETRÔ, vindo diretamente do site antigo. Quem acompanha o blog sabe que adoramos fazer listas sobre o que as pessoas não devem fazer. Arrogantes, não? A gente sabe. E aí vai mais um top 10 nessa linha: gírias ridículas que algumas pessoas usam, mas não deveriam. E por que não deveriam? Porque elas automaticamente te tornam babaca. Simples assim.

Não que eu não fale gírias – tenho até que controlar a boca às vezes. Mas tem umas que simplesmente não descem. Vale dizer que algumas das expressões abaixo foram tiradas do Tumblr Dicionário Coxês-Português, que é fantástico. Passem por lá também.

Todas abaixo são piores. Prepare-se.

Todas abaixo são piores. Prepare-se.

10. Fejuca

Expressão: Fejuca

Palavra original: Feijoada

Essa eu admito que já usei algumas vezes – quase todo paulistano já usou. Mas, convenhamos, é meio babaca. Pelo menos eu acho. Sou muito chato? Claro que sim.

“Bora bater aquela fejuca esperta, mêo?”

“Bora bater aquela fejuca esperta, mêo?”

9. Mara

Expressão: Mara

Palavra original: Maravilhoso

Muito usada por patricinhas e gays para expressar empolgação com algo ou alguém. Eu, particularmente, não consigo ouvi-la sem lembrar da Mara Maravilha.

MAAAARA

MAAAARA

8. Tio

Expressão: Tio

Palavra original: … tio.

Moleques que querem pagar de malandrões se referem a seus amigos assim. Se alguém me chamar de tio eu respondo: “não sou irmão da tua mãe, cara, segura a onda aí”. Não irrita!

Esse sim é tio.

Esse sim é tio.

7. Pisante

Expressão: Pisante

Palavra original: Tênis, sapato.

Poucas coisas são mais escrotas que ouvir alguém dizendo: “TOP esse pisante aí, hein tio!”. Velho, sério, qual o problema em falar tênis? É até mais curto, dá menos trabalho, gasta menos saliva. “Pano” (roupas em geral), “peita” (camiseta) e “jaco” (jaqueta) também se encaixam nesta categoria.

Pisante novinho, TRU

Pisante novinho, TRU

6. -êra (sufixo)

Expressão: -êra

Palavra original: Qualquer uma.

Essa na verdade não é uma palavra, e sim um sufixo. É uma das coisas mais geniais que aparecem no Dicionário Coxês-Português. Funciona assim: o sujeito entope todas as palavras de sua frase com o verbete para expressar intimidade com o interlocutor. Ex: “E aí, Danilêra, vamo batê aquele futibas e depois fazer uma sonzêra?”.

Sério, evite falar assim se quiser ter um convívio social saudável. Pelo menos comigo!

DANILÊRA NÃO! NÃO!

DANILÊRA NÃO! NÃO!

Siga! https://twitter.com/listagram10

Curta! https://www.facebook.com/listagram10

Inst@ https://instagram.com/listagram10/

5. Champa

Expressão: Champa

Palavra original: Champagne

Como essa expressão é usada apenas por playboys muito ricos, que frequentam b@l@d@s muito caras, eu nunca vi ninguém falando assim, graças a Deus. Não é meu mundo. Mas, infelizmente, eu sei que a palavra existe. E que ela é muito inaceitável. Triste isso… :/

TRAZ A BEBIDA QUE PIXCA

TRAZ A BEBIDA QUE PIXCA

4. Leske

Expressão: Leske

Palavra original: Moleque

Cara, essa é tão bizarra que muita gente usa IRONICAMENTE, só pra dar aquela zoada. Mas tem muito zé mane por aí que fala isso sério, achando que tá sendo muito descolado e malandro. Leleski, leleke, leke e outras variáveis também estão incluídas.

Típico lelesk.

Típico lelesk.

3. Mili duca

Expressão: Mili duca

Palavra original: Sei lá!

O significado de “mili duca” é “há muito tempo” e tudo mais. Mas desafio alguém a me explicar: DE ONDE VEIO ISSO? Se fosse a tradicional mili anos, ainda assim seria ridículo, mas pelo menos teria algum sentido. Mas, MILI DUCA? Pelamor.

bulllshit

2. Alojas

Expressão: Alojas

Palavra original: Alojamento

Ah, o JUCA! – não sabe o que é JUCA?  Mais informações aqui. É um evento que traz muitas boas lembranças, mas ter que ouvir nego falando “alojas” pra lá, “alojas” pra cá, com certeza não é uma delas. Esse negócio de abreviar tudo botando um “s” está naquela linha tênue entre babaquice e problema mental. Quer outros exemplos? Estacionas (estacionamento) e nargas (narguile) se enquadram no perfil.

DRAMAS REAIS

DRAMAS REAIS

1. Boy Magia

Expressão: Boy Magia

Palavra original: Não há.

Gente, as novinhas estão passando dos limites. Ultimamente, elas tem usado a expressão BOY MAGIA para descrever o tipo de cara que seria o tal do príncipe encantado dos tempos atuais. Acontece que falar isso é tão bizarro quanto, sei lá, raspar a cabeça só porque achou que o Justin Bieber tava com câncer. E mais: FONTES revelaram que existe uma adaptação dessa gíria para os garotos que elas querem manter longe: BOY MAGIA NEGRA.

MEU. DEUS. DO. CEU.

BOY MAGIA NEGRA

BOY MAGIA NEGRA

Comunicar erro