Listagram

10 coisas que você deve fazer ao viajar para o Chile

Felipe Noronha

Eu sei que terça-feira é dia de vídeo e que isso tem sido mentira há 3 semanas. Na primeira foi por vagabundagem, não posso negar, mas na última é porque eu estava viajando – também conhecido como ''já que estou desperdiçando minha vida, pelo menos será fazendo algo que eu goste antes de entrar em falência total''. Assim, só podemos voltar a gravar nesta semana, e na próxima terça estão de volta nossas caras feias na telinha (prometo, acho, juro).

Maaaas, se estava viajando, é meio que obrigação fazer lista sobre algo de onde estive, porque nosso negócio é ser original. Então, não farei lista com ''10 pontos turísticos'' ou algo do gênero. Farei sobre coisas que realmente são criadas para aproveitarmos a vida. A vida chilena, no caso. Muito PISCO a todos nós!

chile

10. Gritar CHI CHI CHI LE LE LE VIVA CHILE

Porque sim. Porque gritar isso é demais e gritar na casa deles é melhor ainda.

sampa

9. Estádio do Colo Colo

São dois grandes estádios em Santiago – dos dois maiores times do país.  Quer dizer, o Nacional não é o estádio da Universidad de Chile, mas é lá que jogam então tá beleza. Mas o problema é que a visitação lá inexiste. Então, o jeito é visitar o estádio Monumental, do rival Colo Colo. É bem bonito, cabem 40 mil pessoas, mas o museu é bem pequeno e o guia, apesar de simpático e de bom papo, fica acelerando o passeio. Vale porque você entra no campo (a foto abaixo é a visão do banco de reservas do time da casa.

colo

8. Chorrillana

A chorrillana é um prato típico do Chile, e é gordice pura – portanto, OBRIGAÇÃO comer. É carne ou frango aos montes sobre batata frita aos montes como ovo frito por cima de tudo NÃO TEM COMO SER RUIM. E não é: mesmo quando está muito apimentado, é tão bom que você nem liga (se gosta de pimenta, só toma cuidado, eles colocam a AHÍ em potes iguais aos de catchup, é fácil colocar o errado).

chorri

7. Ensinar a cultura do funk, do axé e das BRASILIDADES

Estivemos em Viña del Mar e jamais esquecerei que quem nos recebeu lá queria MUITO saber da cultura do funk e do axé, além de pedir, durante os churrascos, que tocássemos, abre aspas, ''UM TAPIÑA NAO DÓI''. acho que poucas vezes na vida fui mais feliz do que ao ouvir isso e ao ter que explicar o que é uma NOVIÑA. Desculpa.

novinha

6. Churrasco

A especialidade chilena, além da chorrillana, é o pescado – ótimos peixes por lá. Mas eles manjam do churrasco também. Junta a molecada por lá e peçam pra chilenada comprar tudo – acertam com o CHORIPÁN, LOMO e outras espetaculares. Além, é claro, das bebidas que acompanham. Mas disso a gente fala logo menos.

churrasco

Siga! https://twitter.com/listagram10
Curta! https://www.facebook.com/listagram10
Inst@ https://instagram.com/listagram10/

5. Casa de tortura

Tem local cultural que é OBRIGAÇÃO mesmo quando o rolé é de festa. Uma casa de tortura no Chile é um desses. Você vai se sentir mal lá dentro, é uma VIBE muito negativa, sério – e olha que nem acredito nessas coisas. Mas o bom é aprender sobre a ditadura chilena: pare e converse com alguém do pessoal que cuida das casas. Banho de cultura – e sim, eles sabem que tem brasileiro maluco pedindo intervenção militar por aqui. Eles ficam revoltados, com toda razão.

Quarto usado para tortura na Rua Londres, 38.

Quarto usado para tortura na Rua Londres, 38.

4. Cristal e Escudo

Cristal e Escudo são as cervejas mais tradicionais do Chile. E são boas, muito boas. Sentar no bar e trocar ideia sobre VALDIVIA (sério, pelo amor de deus, eles AMAM O VALDAS, muito mais do que qualquer palmeirense, é inacreditável) bebendo uma delas é rolé obrigatório. No churrasco, então, tem que ter.

cristal

3. Museu dos Direitos Humanos

O Museo de La Memoria y Los Derechos Humanos é uma aula para qualquer problemático que ache que intervenção militar é solução para qualquer coisa.

Cada passo lá dentro é um murro na cara. Bem na entrada, há imagens retratando ditaduras por todo o mundo e informando sobre as comissões da verdade que funcionaram – ou não – por aí. Depois, show de imagens e depoimentos fortíssimos sobre tortura e toda a sanguinolência causada por Pinochet e seus companheiros.

Mas os vídeos é que marcam. Há uma espetacular seleção de cenas do dia 11 de setembro de 1973, dia do golpe de Estado sobre Salvador Allende. Depoimentos de Pinochet e a cobertura jornalística. Enfim, visitem e fiquem assustados com tudo que verão. Banho de realidade. Sempre bom.

museu

2. Reggaeton

HAY QUE SE BAILAR REGGAETON EN CHILE tipo sério, é divertidíssimo curtir o rolé ao som do reggaeton, vídeo da chilenada. O mais legal? É CHEIO DE B@L@D@ de graça, que você entra e só pago o que consumir dentro. Ou seja: entrou, curtiu o reggaeton e nem consumiu? DE GRAÇA. BAILAMOS pra caramba lá graças às CHICAS que nos receberam e só posso dizer que sim, pisou no Chile tem que ir pra um bar REGGAETONIANO.

1. Pisco

Cerveja chilena? Ótima. Mas quer ficar DAQUELE JEITO? PISCO.

PISCO é complicado porque é docinho, tu nem sente descer e, quando vê, está BAILANDO REGGAETON como se o mundo fosse acabar amanhã.

Coloca um refri pra dar aquela misturada e seja feliz. PISCO. NOSSA VIDA, NOSSA HISTÓRIA, NOSSO AMOR.

pisco2

Estamos no YouTube e VAI ROLAR vídeo novo logo menos!